Efeitos da creatina

Quais os efeitos colaterais da creatina?

 

Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada nenhuma desvantagem grave que o uso da creatina pode trazer. A creatina é uma substância não-tóxica e é comprovadamente segura.

Não existem grandes estudos ou pesquisas que afirmam que o uso de creatina traga algum efeito negativo, e o consenso a curto e médio prazo é de que a creatina é muito segura.

Você pode ouvir coisas sobre danos nos rins e no fígado associados ao uso da creatina, mas não há nenhuma prova disso. Nunca houve um estudo que ligasse a creatina a estes efeitos. Portanto, não há motivos para preocupação.

 

A creatina pode ter efeitos negativos?

 

Quanto aos verdadeiros efeitos colaterais da creatina, podemos dizer que são preocupações menores. Na verdade, a maioria das pessoas não vão nem saber quais são. Apenas uma minoria dos usuários da creatina sente os desconfortos.  O melhor de tudo é que esses efeitos colaterais podem ser evitados.

 

Náuseas, diarreia

Efeitos colaterais da creatina como náuseas e diarreias são bastante raros, mas acontecem. Eles podem ser facilmente evitados por meio de uma redução da dosagem diária ou simplesmente dividindo sua dose. Caso você esteja tomando mais de 10 gramas por dia, é uma boa ideia dividir sua dose em duas ou três vezes.

Dependendo o caso, só de modificar o tipo de suplemento de creatina já é o suficiente para aliviar esses sintomas (passar de creatina monoidratada normal para micronizada, por exemplo).

 

Cãibras musculares

Dores musculares parecem ocorrer quando falta líquido no seu corpo, quando há desidratação. Quando você toma creatina, ela leva mais água para os músculos , portanto o seu corpo precisa de mais água do que nunca.

Você deve certificar-se de aumentar a sua ingestão de líquidos quando usa creatina, caso contrário, as chances de se ter cãibras musculares aumentam muito.

 

Desidratação

Assim como com cãibras musculares, deve-se aumentar a ingestão de água para evitar possível desidratação , porque as suas células musculares requerem uma grande quantidade de água quando se está tomando creatina. Aumente o consumo de água e você irá evitar qualquer efeito relacionado à desidratação.

 

Efeitos da creatina: Conclusão

 

A creatina é segura.

Como você pode ver, não há nenhum efeito em relação ao uso da creatina, por isso, pode ficar tranquilo ao utilizá-lo. De qualquer forma, você deve seguir todas as orientações sobre como tomá-la corretamente e com segurança. Não extrapole nas doses, pois como você deve saber, exagero nunca é bom.

Se você quiser saber tudo que há para saber sobre o uso de creatina de forma segura e eficaz para se ter os melhores resultados, confira nosso Guia definitivo para tomar creatina e nossas respostas para as 12 dúvidas mais comuns sobre a creatina.

 

Compre já sua creatina

>>Clique aqui para mais opções