Creatina


O que é a creatina?

A creatina é um composto de aminoácidos produzido naturalmente no organismo (fígado e rins) e é uma das mais importantes fontes de energia para as contrações musculares de alta-intensidade (anaeróbico).  Em sua forma de fosfocreatina, ela é capaz de fornecer energia tão rapidamente que é a fonte de energia primária dos músculos para esforços de intensidade máxima, como levantamento de peso e corridas rasas.

O músculo armazena essa substância em pequenas porções, e por essa razão ela não dura mais do que 15 segundos durante um esforço físico muscular de intensidade máxima.

 

Como a creatina funciona?

O ATP (adenosina trifosfato) é a fonte de energia para todas as formas de contração muscular. A “energia” é criada quando o ATP libera um de seus grupos de fosfato (e aí ele vira ADP). A creatina devolve o fosfato de volta ao ADP, que volta a se tornar ATP e assim recarrega seu estoque de ATP no músculo.

Assim, ela age como uma bateria extra para seus músculos, o que os permite usarem mais energia e mais intensidade por mais tempo.

Além de permitir mais intensidade nos treinos, ela também tem a propriedade de levar água para o interior das células musculares. Isso, em combinação com os treinos mais puxados, criam o ambiente anabólico ideal para o crescimento dos músculos, com o aumento do volume e a hidratação das células musculares.

 

Por que suplementar com creatina

Porque apenas uma pequena porcentagem dela nos músculos é sintetizada em nosso corpo. O restante adquirimos a partir de alimentos ricos em proteína, como carnes e peixes. Mas mesmo esses alimentos contêm apenas pequenas quantidades dela.

É por isso que os cientistas, nos anos 1990, começaram a perceber o potencial da suplementação a fim de melhorar a performance muscular de alta intensidade (força, velocidade, e potência), apenas aumentando a ingestão dessa fonte de energia para os músculos.

Eles rapidamente descobriram que vários precursores da fosfocreatina são prontamente convertidos no nosso organismo e, quando ingeridos na forma de suplemento, eles aumentam a sua concentração nos músculos muito além dos níveis que poderíamos conseguir somente com uma boa dieta.

Com apenas cinco dias de suplementação já há um aumento em seus níveis no organismo de 10 a 40%. Vários estudos mostraram que essa concentração maior leva a um aumento de força e desenvolvimento muscular muito mais rápidos que o normal.

Porém, para algumas pessoas a creatina apresenta pouco efeito. Cientistas se referem a esses indivíduos como “nonresponderers”, algo como não-reagentes, não-reativos. Eles representam menos de 5% da população geral, no entanto.

E mesmo entre a maioria dos que respondem bem à suplementação, alguns se beneficiam mais do que outros. Portanto, se você está interessado, terá de experimentar e ver como seu corpo reage a ela.

 

Quais os benefícios de se tomar creatina

Há inúmeros benefícios de suplementar com ela. Vamos listar abaixo os principais.

1) Ganho de força

Ao iniciar sua suplementação, você irá notar rapidamente um ganho de força. Esse efeito é comprovado e constatado em dezenas de artigos científicos. Se você deseja aumentar sua força, a creatina monoidratada é provavelmente o suplemento mais garantido para auxiliá-lo em seus objetivos.

2) Ganho de massa muscular

Com o ganho de força, você conseguirá treinar mais, mais pesado e com mais intensidade. Consequentemente, irá ganhar mais massa muscular se tiver uma alimentação adequada e suplementação correta.

3) Aumento da inteligência

Há alguns estudos publicados que constataram em testes de QI que a suplementação com creatina foi capaz de melhorar as habilidades cognitivas das pessoas em relação a quem tomou o placebo. Ou seja, além de ficar maior e mais forte, você também poderá aumentar sua inteligência.

4) Combate doenças degenerativas

Há diversos estudos sendo feitos atualmente, com alguns resultados já publicados, que demonstram que ela ajuda a combater doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

 

Quer saber mais?

Você leu tudo aqui mas quer saber mais sobre seu uso prático? Se for procurar ler sobre a ela na wikipedia, sinto dizer, mas você não vai achar nada muito útil lá.

Pensando nisso, preparamos aqui algumas páginas para você encontrar tudo o que precisava saber sobre este que é um dos melhores suplementos para ganhar massa muscular:
>> Como tomar creatina

>> Veja as respostas para as 12 dúvidas mais comuns

>> Vale tomar junto com whey protein?

>> Saiba tudo sobre seus efeitos

>> Qual a melhor marca?

 

creatina universal

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>